9.6.06

NOTA: Aos poucos e fantasmáticos leitores deste blog, tenho o orgulho de comunicar que este que vos escreve acaba de ganhar um prêmio que muito lhe honra.
O concurso se baseou na produção de uma reflexão crítica acerca da justiça contemporânea, com base na leitura de um livro do escritor e desembargador João Uchoa Cavalcanti Neto, de nome O Equívoco – contos bandidos. O fato é que participei do concurso, com um texto que intitulei “Justiça, Simulacro e o Exílio da Argumentação”. Dez textos – de 427 – foram premiados, e o meu ficou em nono, o que muito me gratificou. O texto, como exigia a regra do concurso, é um ensaio de cinco folhas. Além dos prêmios que estavam sendo esperados, surgiu uma novidade no dia da cerimônia de premiação (08 de junho de 2006): a editora preparou cinco exemplares de um livro que contem todos os textos premiados para cada participante. Eu, por enquanto, não vou publicá-lo aqui. Aos interessados em adquirir o livro, entrem em contato comigo, pelo meu e-mail, marcelohenriquerj@hotmail.com, que eu envio o pedido aos responsáveis pela publicação.
Fico aguardando.
O livro de Uchôa trata, através de contos curtos, da questão da justiça. O texto é do ano de 1975 – por coincidência o ano de meu nascimento – e o livro é, portanto, uma reedição. O que chama a atenção, entretanto, é a atualidade das linhas de Uchoa, que despem o judiciário de sua proteção narcísica, mostrando, com isso, a impressionante marca de nossa época: “uô, uô, uô, uô nada mudou...”.
O prêmio dado aos textos que ficaram entre o 4º e o 10º lugares foi um fim-de-semana no hotel Vilagge Le Canton, que fica na estrada Teresópolis-Friburgo. O primeiro colocado ganhou um cheque de 5000 reais, o segundo, um cheque de 3000 reais, e o terceiro foi contemplado com um cheque de 1000 reais.
Uma iniciativa de valorização do texto como veículo crítico e reflexivo, que merece os mais efusivos aplausos, e que deve ser constantemente repetida, em prol da manutenção do debate como figura viva em nossa sociedade.

Marcelo Henrique Marques de Souza
09 de junho de 2006.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, meu amor!!! O prêmio foi merecido. E tenho certeza que será o primeiro prêmio literário de muitos que estão por vir. Te amo!

Anônimo disse...

Mensagem aos Políticos,

Senhores Políticos Se defendam...

Esse desgoverno Lulla veio destruir toda a classe política, além de anarquizar o povo Brasileiro, com o que foi descortinado nos últimos três anos pela sua incompetência, por sua conivência, pelo apoio dado à estruturação dos saques aos cofres públicos, da libertinagem, da implantação da anarquia ética, da inadimplência com a Varig, da dispensa de licitação em obras públicas, de ser o Chamichunga chefe, das promessas não cumpridas, da proteção aos corruptos companheiros, de não ter explicado ao povo toda corrupção de sua chefia, do apoio aos bandos, grupos e quadrilhas; MST, PCC, MLST, FARC, de transformar o Brasil em hotel de terroristas...Como vimos, a sua sede e ganância de assaltar os cofres públicos e se manter no poder, lhe custou a implosão moral dos PeTistas, desmoralizados pela corrupção, cuecagem e a sanguessugagem, o mesmo aconteceu com os outros partidos PTB, PMDB, PL, PP...,Que lhes dão sustentação corruptiva, propineira e apoio nas votações através da comissão, propina e mensalão em que lhe custará também à derrota nas próximas eleições de 2006. Essa é uma realidade e por trás de todas essas maracutaias, fica bem explicito uma tentativa de enganar o povo, fazendo com que o povo ache que os políticos não prestam, ao fortalecer a descrença nos políticos; Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federias, Governadores e Senadores, achava que com a classe política desmoralizada, facilitaria a implantação de sua ditadura civil. Estava redondamente enganado por mera falta de conhecimentos científicos (não freqüentou escolas) e até mesmo do empírico, em achar que o povo seria enganado por ele mais uma vez ( a 1ª vez foi o golpe eleitoral de 2002 - enganou e elegeu-se)..., Caro político faça uma auto análise, assim perceberá que você é uma vítima desse Corruptor, Propineiro, Cuequeiro, Terrorista-via Maranhão e Chamichunga Chefe, sr. Lulla da Silva. Veja que é hora de detonar com a farsa desse maior corruptor (utilizou o dinheiro público) da história Brasileira. Sugiro que não o apóie e peça aos seus eleitores que votem em qualquer outro candidato.
A minha mensagem baseia-se nos seguintes exemplos: Se há corrupto é porque há corruptor, Se há Deputados sanguessugas é porque há o Hospedeiro Lulla bombeia/alimenta o sanguessuga com o desvio do dinheiro público...É a mesma coisa que o ladrão e o receptador...

Só porque sou Brasileiro
Prof. Carlos Pinheiro.

*Parabéns e Grato Pelo Espaço.

Anônimo disse...

Oi MArcelo Parabéns.
Fiquei curiosa para ler seu texto..
Será que vc pode me enviar nem que seja a sua parte??
PARABÉNS!!!
Ana Paula

Anônimo disse...

Te amo mais que tudo!!!
Muita saudade.......

Anônimo disse...

Olá, Marcelo.
Tenho lido os seus textos,parce-me com uma caneta forte, direcionada, mas consiza. Certeza tenho eu que a cada dia o Brasil, faz brotar talentos extraordinários, tal qual você.
Eu sou um desconhecido pra você,distante daqui de São Paulo,apenas levanto os braços e bato palmas para lhe aplaudir.
Parabéns.

José Maria Souza Costa.
ou
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Obrigado, José Maria.
Vou visditar seu blog, com certeza.
estou sem internet em casa, mas, assim que ela voltar, vou ver com mais calma.
Mais uma vez obrigado pelas referências e volte sempre para os debates. No Impostura especialmente, que é onde estou escrevendo.
Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Thanκs , I've recently been looking for information about this topic for a long time and yours is the best I've found out tіll nοw.
But, what concerning the bottom lіne?
Arе you cеrtain concerning the ѕuρply?


Hеre is my websitе; http://www.c-rv.de/wiki/index.php5?title=Benutzer_Diskussion:QuincyIWN
My web page > http://stud.fh-wedel.de

Anônimo disse...

Hiya! І know thіs is kinda off tоρic but
I'd figured I'ԁ aѕk. Would yοu be intereѕteԁ іn trading lіnκs οr maybe
guest wгiting a blog article оr vicе-versа?
My ωebsitе аddresses а lot of the same topіcs аѕ
yours and I feel we coulԁ greаtlу benefit from each other.
If you're interested feel free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

My blog - prweb.com

Anônimo disse...

Wrіte mоre, thats all I haνe to say.
Lіterally, it seems as though уοu relіed on the video to make youг pοint.

Yοu cleaгly knoω what youгe talκing about, why waste your intelligence on just poѕting νiԁeoѕ
to уour ωeblоg when you could
bе giѵing uѕ something еnlightening tο гeаd?


my weblog Full Content

Anônimo disse...

Highly desсrіptіνe aгticle,
I enjoyed that а lot. Will there be a paгt 2?


My homepаge: Http://Www.Sfgate.Com